sábado, 4 de julho de 2009

Gincanas - Finais dos anos 50 (I)

O parque de estacionamento de aviões no Aeroporto Internacional de Santa Maria, era utilizadoo ocasionalmente para realizar Gincanas. E pelo que se nota, a população ocorria em massa para assistir.
Foto: Cedida pelo Sr. José Moniz

2 comentários:

Isabel Biscaia disse...

É bom abrir a página e encontrar os registos de belos tempos...

Nesta foto podemos encontrar um exemplo formidável do que foi Santa Maria nos seus Tempos Áureos.
Esta definição de "Tempos Áureos" deverá ser entendida no sentido de que estes tempos foram uma época de desenvolvimento, de prosperidade e ao mesmo tempo a época em que Santa Maria mais rapidamente pôde ver resultados no seu desenvolvimento económico, social e cultural tendo sido maior e mais visível o seu impacto na vida da população.

Por outro lado, esta definição de "Tempos Áureos" tem a ver também com o modo como as pessoas de relacionavem tanto no seu trabalho como nos momentos de lazer, onde se organizavam eventos que traziam fantásticos momentos de amizade e de confraternização sã e que deixou vestígios por mais de uma geração.

Como não havia muitos meios nos anos 50 e 60, não tinha nascido a informática, não havia televisão, os tempos livres eram passados no cinema, no futebol, em eventos desportivos ou então em festas "inventadas" pelo poder criativo de quem estivesse mais inspirado. Essas festas tinham lugar ou no CAA, no ginásio, no cinema, ou onde pudesse ser "arranjado" um espaço disponível e que desse a possibilidade para congregar o maior número de pessoas, pois era sabido que afluência nunca iria faltar.

Nesta foto, podemos ver actuando para um sem número de espectadores, o saudoso Sr. Eduíno Braga (na foto vestido de preto), uma pessoa caracterizada por uma bonomia e alegria que contagiava todo aquele que tivesse a felicidade de conviver com ele. O seu coração era do tamanho do mundo e nunca regateava a sua grande amizade. Santa Maria tem falta de pessoas como ele que no seu dia a dia tanto soube dar ao próximo.

Nesta foto, com o Sr. Eduíno Braga está o meu saudoso e querido pai, Sr.Biscaia (vestido de branco), que com o Sr. Eduíno Braga divertiu muitos dos marienses em peças de teatro como o "Estás-te consolando", nesta gincana e noutras actividades onde puderam dar largas à sua grande amizade. Qualquer assunto era para eles motivo de boa disposição e de alegria para quem estivesse presente.

A amizade que estas duas queridas pessoas cultivaram ao longo de toda a sua vida deveria ser exemplo para muitos marienses.

Hoje, tendo já, infelizmente, perdido o seu convívio mas conservando as suas fabulosas lembranças, sinto-me feliz por ter podido viver estes tempos e por ser amiga tanto da Margarida como da Isabel, filhas do Sr. Eduíno Braga, amizade esta que nasceu nesses belos tempos.

Esta fotografia foi enviada por mim ao Sr. José Moniz a quem agradeço ter enviado para este blog.

Da mesma maneira peço a quem tiver acesso a este blog e que possua fotografias destes tempos que as divulgue, pois que é um meio sensacional para fazer chegar a alegria da surpresa do reencontro com as nossas boas memórias de infância e juventude.

Bem hajam.

Obrigada, Marco.

Saudações

Isabel Biscaia

JOSÉ MONIZ disse...

Quem mais poderia descrever com todo o pormenor do que a própria filha de um dos intervenientes da foto como a Isabel Biscaia que foi quem mandou as 3 fotos desta gincana e que achei que as deveria mandar ao Marco Coelho com a finalidade de dar a saber o que se fazia naqueles saudosos anos 50/60 e que muitas pessoas aderiam em massa estes eventos.
Agradecendo deste já á Isabel Biscaia pela discrição que fez da foto e muito bem, bem como deverá fazer ainda ás outras duas que espero muito em breve sejam também apresentadas aqui.
Um abraço mariense
José Moniz